quinta-feira, 28 de maio de 2015

TERRÁRIO
            O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.
MATERIAL:
·         Uma garrafa pet transparente de 2,5 ou 3,0 litros com o gargalo cortado;
·         Fita adesiva;
·         Um copo de areia ou pedrinha de aquário;
·         Um copo de carvão triturado;
·         Dois copos de terra de jardim;
·         Sementes de feijão, milho ou alpiste;
·         Plantinhas (grama, musgos);
·         Bichinhos vivos (tatuzinhos de jardim, minhoca, caracóis);
·         Um pouco de água para regar.
PROCEDIMENTO:
·         Coloque na garrafa a areia ou pedrinha de aquário, o carvão e depois a terra de jardim;
·         Logo depois coloque os bichinhos, as sementes e as plantinhas;
·         Colocar um pouco de água, cuidado para não encharcar, a parte da garrafa que foi cortada deve ser colocada de volta, com a fita crepe fixe a tampa na garrafa vedando bem para não entrar ar;
·         O terrário deverá ser mantido em lugar iluminado, mas não diretamente exposto aos raios do sol;
·         Faça uma etiqueta de identificação do terrário com o nome do grupo, da turma e a data em que foi montado;
·         Fazer a ficha de observação.
Modelo da ficha de observação:
Terrário em observação: Identificação:___________________________data______________
                               O que aconteceu com:
Data da obs
A água
As sementes
As plantas
Os bichos




















Peso do terrário:
No dia da montagem______________   Um mês depois _________________________
            Algumas questões podem ser colocadas para a turma como:
1)      De onde vem a energia que matem a vida no terrário
R: do sol
2)      De onde vem a “chuva” no terrário?
R: a água que foi colocada no terrário é absorvida pela planta e pelo solo, a planta pelo processo de transpiração devolve parte dessa água para o ar, que se condensa (formando bolhas de água em torno da garrafa) e forma nuvens que se precipitam em forma de chuva.
3)      E o ar? Também não acaba? Por quê?
R: O ar não acaba, pois ocorre à fotossíntese dentro da garrafa, nesse processo a planta capta o gás carbônico do ar mais os raios do sol e transformando em oxigênio e alimento (um tipo de açúcar chamado glicose).
4)      Quais são os seres vivos e não vivos do terrário?
R: Seres vivos: planta, sementes, animais, seres não vivos: terra, areia, carvão, água.

ALUNOS DO 6º ANO DO COLÉGIO PASSO A PASSO EVOLUÇÃO - MOGI DAS CRUZES - SP

domingo, 3 de maio de 2015


Aula lúdica: Helmintos (lombriga e planária) com massinha de modelar - alunos do 7º ano do Colégio Passo a Passo Evolução - Mogi das Cruzes - SP













quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atividade lúdica: Vulcões - 6º ano do Colégio Passo a Passo Evolução.


 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aula realizada com todas as 8ª séries da EE Prof. Olga Chakur Farah - Salesópolis - SP
As fotos são com os alunos da 8ª série B!
Aula prática: Observando uma reação química
Materiais: Vinagre; bicarbonato de sódio; bexiga; vidraria de laboratório
Procedimentos: Coloque 50 ml de vinagre no Erlenmeyer adicione uma colher de sopa de bicarbonato e logo em seguida coloque a bexiga na boca do recipiente e observe!











domingo, 22 de março de 2015




Olá alunos e amigos queridos! Gostaria de dizer que neste dia em que se comemora o "Dia Mundial da Água" que temos muito pouco o que realmente comemorar, estamos vivenciando uma crise muito grave de falta de água, por conta do desperdício, da falta de conscientização da população e principalmente, por falta de políticas públicas e logística do governo do Estado de São Paulo que encobriu toda essa situação. Esse vídeo serve como exemplo do que pode acontecer se não nos unirmos para o bem maior que é a preservação da água e do meio ambiente, vamos fazer a nossa parte economizando água e cobrando do governo atitudes pontuais para que essa crise se resolva e não traga maiores danos!
FELIZ DIA DA ÁGUA! 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Aula lúdica: Diâmetro dos planetas com massinha de modelar 
Alunos do 6 º ano do Colégio Passo a Passo Evolução










quinta-feira, 5 de março de 2015

EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO

MATERIAIS
  • 3 ou 4 Morangos
  • Saco plástico tipo zip
  • Copo de vidro alto e transparente (copo de requeijão)
  • Filtro de papel
  • Coador (use um funil feito de garrafa PET)
  • Detergente incolor
  • Sal
  • Álcool gelado
  • Palito de madeira (para churrasco)
  • Água morna
PRPO1.
PROCEDIMENTOS: 

    A) Coloque os morangos, sem os cabinhos e as folhas, dentro do saco plástico e feche. Por fora, amasse-os bem.
2. B) Adicione uma colher rasa de de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna.
3. C) Amasse um pouco mais os morangos para misturar tudo muito bem. Coe essa mistura para dentro de um copo alto.
5. D) Pegue uma quantidade de álcool que seja mais ou menos igual ao volume de suco que está dentro do copo. Adicione o álcool aos poucos, deixando escorrer pela lateral do copo para formar uma camada acima da mistura com fruta.
6. E) Aguarde um pouco e veja o DNA se formando na parte que separa as duas camadas (ou fases). Com o palito, você pode "pescar" o DNA. Depois, misture tudo usando o palito e veja o DNA se formando.


ALUNOS DO 8º ANO DO  COLÉGIO PASSO A PASSO EVOLUÇÃO - MOGI DAS CRUZES - SP