quinta-feira, 28 de maio de 2015

AULA PRÁTICA: MAPA DA LÍNGUA - 8ª SÉRIE E DA E.E. PROF. OLGA CHAKUR FARAH- SALESÓPOLIS - SP

 Ao contrário do que se imagina, a língua humana não possui regiões específicas que identificam separadamente cada um dos cinco gostos básicos do paladar – doce, salgado, ácido, amargo e Umami. Pelo menos é o que defende o suplemento, veiculado recentemente revista britânica www.nature.com, uma das mais renomadas publicações científicas do mundo.


Segundo um dos artigos publicados, toda a superfície da língua é capaz de identificar os cinco gostos, independente de sua localização. Isso porque a língua possui receptores que estão presentes nas papilas gustativas, que por sua vez estão espalhadas por toda a língua.
O mito sobre o mapa da língua começou no início do século 20, quando um pesquisador alemão, chamado David Hänig, publicou um artigo com informações sobre a sensibilidade dos gostos em diferentes partes da língua. “O artigo acabou sendo mal interpretado, e então foi criado, de forma equivocada, o ‘mapa da língua’”, esclarece Hellen Maluly, professora de bromatologia e toxicologia de alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz.
- See more at: http://www.portalumami.com.br/2012/10/cientistas-desmistificam-a-teoria-sobre-o-mapa-da-lingua/#sthash.gmZHED3Y.dpuf

Mesmo sabendo que não se usa mais o mapa da língua como foi descrito acima, o caderno do aluno de Ciências traz essa aula prática, é interessante que os alunos façam essa prática e depois pesquisem sobre o assunto e o quinto sabor que é o Umami. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário