quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Olá amigos e alunos queridos! Estamos de volta para mais um ano letivo, espero que 2014 seja cheio de descobertas,  encantamentos e que a curiosidade pela Ciência nunca acabe!
Rubem Alves diz que a curiosidade é uma coceira que dá dentro da cabeça, no lugar onde moram os pensamentos. A curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas. Os olhos das crianças são sempre curiosos. Elas querem ver o que está escondido, querem saber o que está por detrás das coisas. A curiosidade quer aprender o mundo. 

E para começarmos o ano letivo com muita curiosidade e encantamento, deixo  uma dica de uma dinâmica muito bacana para o primeiro dia de aula: EU GOSTO DE VOCÊ! 
Espero que gostem e façam para deixar o primeiro dia de aula com gostinho de quero mais!


Eu gosto de você

Fonte: Adaptação feita por Fábio Otuzi Brotto a partir do Livro Manual de Jogos Cooperativos de Jim Deacove (Editora Projeto Cooperação).

Objetivo comum:

Estimular o raciocínio rápido, a ludicidade, o exercício da liderança com-partilhada, o elogio e a promoção de valores como inclusão, empatia, valorização e reconhecimento.

Participação:

Todos e Todas.

Espaço:

Espaço que comporte o número de participantes sentados em um único círculo.

Materiais:

Cadeiras (número de cadeiras correspondente ao número de participantes).

Desenvolvimento:

· Inicia-se o jogo convidando os participantes a sentarem formando um único círculo, cada um em sua cadeira. O facilitador ficará sem cadeira, em pé, no centro do círculo e irá começar o jogo.
· Ele escolhe qualquer pessoa que estiver sentada e se posiciona em sua frente, chamando-a pelo nome e dizendo: “Fulano, eu gosto de você”. A pessoa escolhida estará sentada e responderá, perguntando ao facilitador: “Porque”? O facilitador, então, terá que escolher uma resposta que ele identifique na pessoa, como por exemplo: “Porque você está de calça azul”, ou “Porque você é inteligente, bonito(a), especial, dança bem“….
· Todas as pessoas que se identificarem com a resposta dada pelo facilitador, inclusive a pessoa escolhida, trocará de lugar no círculo, sentando em uma outra cadeira. Por exemplo, se o facilitador deu como resposta “porque você está de tênis”, todos que estiverem de tênis trocam de lugar. Se a resposta for “porque você é legal”, todos que se considerarem legais, trocam de lugar e assim sucessivamente.
· Neste momento, o facilitador terá que sentar em alguma cadeira e isso irá provocar a sobra de alguém no centro, sem cadeira. A pessoa que sobrou passará a ser o líder e dará sequência ao jogo, escolhendo uma outra pessoa, dirigindo-se a ela e seguindo a mesma consigna. A partir daí, o jogo prossegue, sempre com a pessoa que sobra virando líder.

Recreação:

· Na ausência de cadeiras ou dependendo do objetivo do facilitador, pode-se utilizar jornais ou arcos (bambolês).

Processamento:

A dinâmica deste jogo desperta nas pessoas a possibilidade de conviverem em um ambiente de aceitação e muita descontração. Quando somos estimulados a enxergar o “belo”, passamos a descobrir as infinitas qualidades que estão presentes em cada um de nós, transformando um padrão de crítica, cobrança e tensão em uma cultura de elogio, valorização e reconhecimento. Experimente elogiar as pessoas ao seu redor!

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