quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Olá queridos! Espero que tenham aproveitado as férias e que voltem com muito gás e garra para mais um ano letivo! Espero que possamos juntos fazer a diferença! E para começar deixo um poema do grande mestre Paulo Freire. Bjsssss


Poema:  A Escola é   (Paulo Freire)
 Escola é
 ... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Olá amigos e alunos, hoje quero deixar registrado nossa "Caminhada Azul- em prol do uso racional da água". Realizado dia 22/11/2014 em Salesópolis pelos alunos e professores da EE Prof. Olga Chakur Farah.
Essa foi a finalização do Projeto: Cuidar da água é preservar a vida! com os alunos do 7 ano C, tivemos o apoio da SABESP com cartazes, banners e aventais!!!
OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO E PARCERIA...TODOS JUNTOS PELO USO RACIONAL DA ÁGUA!







quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PROJETO BEBÊ – OVO
TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Prof.ª Maria Elisa Duarte
7ª série/8º ano – 2014

Objetivo: trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a maternidade e paternidade e com a responsabilidade de suas ações.
Procedimento:
1.     Dar um nome ao “bebê-ovo”;
2.    Personalizar o bebê-ovo fazendo com que fique parecido com a “mamãe-ovo ou “papai-ovo”;
3.    Estabelecer o compromisso de levar o “bebê-ovo” a todos os lugares que forem pelo prazo de 10 dias;
4.    Confeccionar:
a.    Certidão de nascimento
b.    Álbum de fotos do “bebê-ovo”
c.    Carteirinha de vacinação
d.    Declaração de óbito (se necessário)
e.    Lista das necessidades do “bebê” (desde a chupeta ao quarto) OBS: anotar os valores
f.    Relatórios dos pais “vovô-ovo” e “vovó-ovo”
g.    Relatórios dos alunos
h.    Depoimentos e conclusão
Pontos para discussão:
a.    Como o “bebê-ovo” interferiu na vida diária de cada adolescente?
b.    Que sentimentos surgiram?
c.    Que dificuldades apareceram durante o processo?
d.    Como foram interpretadas as quedas dos ovos?
e.    Por que há pessoas sem filhos?
f.    Que aprendizado resultou dessa dinâmica?
Resultado esperado:
Os adolescentes terão vivenciado o sentimento de responsabilidade que envolve a maternidade e a paternidade precoce e o cuidado com os filhos.
Apresentação dos trabalhos

Em uma data preestabelecida, os alunos apresentarão depoimentos, uma música e os trabalhos confeccionados, tendo como convidados especiais seus respectivos pais, que serão carinhosamente recepcionados e homenageados.





domingo, 28 de setembro de 2014

PROJETO BEBÊ - OVO

Projeto desenvolvido pelas professora de Ciências

 Maria Elisa Duarte 
EE Professora Olga Chakur Farah



     O projeto Bebê - Ovo foi desenvolvido em dez dias com os alunos das sétimas séries. Neles, os alunos puderam vivenciar as responsabilidades de uma maternidade\paternidade precoce, como também realizaram pesquisas sobre as necessidades do bebê, tipos de parto, importância do pré-natal, entre outros.
     A sexualidade é um fator importante para o desenvolvimento da personalidade de qualquer indivíduo. Envolve a família, a sociedade e é algo que não pode ser negado ou maquiado, pois faz parte do dia a dia do aluno que está rodeado por todo tipo de informação (TV, internet, revistas, etc.). Por isso a escola procura tratar o assunto como algo saudável e natural, oferecendo ao aluno a oportunidade de conhecer, tomar decisões e de se prevenir do que é ruim para si próprio.
     Educar é informar, mediar, orientar e aconselhar. Sendo assim, parceria entre escola e família se torna fundamental.
     Agradecemos aos pais pela paciência e aos alunos pela participação e comprometimento.

"A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TAMPOUCO A SOCIEDADE MUDA" (PAULO FREIRE) 









sábado, 20 de setembro de 2014

Aula prática: Construindo fósseis
Materiais:- Uma forma de bolo retangular;- I kg de areis;- 1 kg de gesso;- Pincel;- Água.
Procedimentos:a) Coloque a areia na forma, se a arei estiver muito seca coloque água aos poucos;b) Coloque suas mãos e faça o molde na areia com elas;c) Prepare o gesso conforme indicação na embalagem e jogue-o sobre a areia;d) Aguarde até que o gesso esteja seco e retire da forma;e) Com o pincel retire o excesso de areia;f) Confira o resultado e anote suas observações.

















domingo, 24 de agosto de 2014

Olá pessoas queridas! Hoje quero deixar uma dica de atividade de revisão de conteúdo muito legal que seus alunos irão adorar! É a Batalha Naval de Ciências, que pode ser adaptada a outras disciplinas. Essa atividade foi adaptada do livro "Professor não deixe a peteca cair" de  Simão de Miranda.
Objetivo: realizar uma atividade de revisão de conteúdo de uma forma mais dinâmica e lúdica.
Procedimentos:
1) Elabore com antecedência uma lista com no mínimo 25 perguntas, eu coloco alguns micos e os alunos adoram;
2) Forme os grupos por cores, por exemplo, vermelho, amarelo, azul, marrom, verde, laranja, enfim, com papel dobradura faça pequenos quadrados e vá sorteando entre os alunos, para que possam formar as equipes, o bacana de separar as equipes por cores é que assim você desfaz as "panelinhas";
3) Passe as regras que são:  O professor escolherá a ordem dos grupos; o grupo número um será o primeiro e assim por diante; o primeiro grupo escolherá uma letra e um número e se for pergunta o grupo terá 1 minuto para responder, se a resposta estiver correta o grupo ganha 1 ponto, se errar perde 1 ponto, se for um mico, o grupo todo tem que pagar e ganha até 2 pontos; todos os alunos devem ter anotado no caderno as perguntas sorteadas, independente se for ou não a vez do grupo, os alunos podem consultar livros e cadernos. 
4)A equipe que fechar a linha na horizontal, vertical ou diagonal ganha além do ponto mais 5 pontos;
5) Cada equipe ou grupo, tem que ter uma estratégia para não deixar que outro grupo ganhe pontos;
6) Enfim, cada professor pode ir adaptando essa atividade da forma que achar melhor.
7) Esse é o modelo da tabela.

BATALHA NAVAL DE CIÊNCIAS – 7ª série/8º ano

A
B
C
D
E
1





2





3





4





5







 
 Fotos de alguns alunos durante a atividade!










domingo, 10 de agosto de 2014